Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PCP anuncia acordo para "um governo da iniciativa do PS"

"Estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP" e "assegurar um governo da iniciativa do PS", anunciou o PCP numa nota enviada às redacções. Os comunistas garantem que é possível adoptar uma "solução duradoura".

Miguel Baltazar
Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 06 de Novembro de 2015 às 17:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 53
  • ...

Estão reunidas as condições para a formação de um Governo PS, anunciou o PCP numa nota enviada às redacções. Depois do acordo com o Bloco, anunciado quinta-feira, esta sexta-feira foi a vez de os comunistas anunciarem um acordo com os socialistas.

Os comunistas sublinham que foi enviado ao PS, esta tarde, o "o texto de ‘Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política’, no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP" e "assegurar um governo da iniciativa do PS".

 

Ou seja, de acordo com o PCP, este acordo foi assegurado na reunião com o PS da passada quarta-feira, que era considerada decisiva e que foi noticiada em primeira mão pelo Negócios.

 

Segundo os comunistas, existe um "quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções" e a "adopção de uma política que assegure uma solução duradoura".

 

O PCP "propôs ao PS uma data" para o "anúncio formal" deste entendimento.


Este acordo vai ser analisado pelos membros do Comité Central dos comunistas numa reunião já convocada para domingo. Essa reunião começa às 11:00 e no final será convocada uma conferência de imprensa.


O PS também vai reunir os seus órgãos nacionais este fim-de-semana: este sábado reúne-se a Comissão Nacional, às 15:30, no hotel Altis, em Lisboa, e no domingo, às 21:30, reúne-se a Comissão Política, no Largo do Rato, a sede do partido.

Esta madrugada o Bloco de Esquerda tinha também anunciado que tinha chegado a acordo com o PS. O anúncio foi efectuado no twitter da porta-voz Catarina Martins.


(Notícia actualizada às 17:20 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais PCP Bloco de Esquerda PS Comité Central CDS-PP Governo PSD
Mais lidas
Outras Notícias