Política PCP anuncia acordo para "um governo da iniciativa do PS"

PCP anuncia acordo para "um governo da iniciativa do PS"

"Estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP" e "assegurar um governo da iniciativa do PS", anunciou o PCP numa nota enviada às redacções. Os comunistas garantem que é possível adoptar uma "solução duradoura".
PCP anuncia acordo para "um governo da iniciativa do PS"
Miguel Baltazar
Bruno Simões 06 de novembro de 2015 às 17:07

Estão reunidas as condições para a formação de um Governo PS, anunciou o PCP numa nota enviada às redacções. Depois do acordo com o Bloco, anunciado quinta-feira, esta sexta-feira foi a vez de os comunistas anunciarem um acordo com os socialistas.

Os comunistas sublinham que foi enviado ao PS, esta tarde, o "o texto de ‘Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política’, no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP" e "assegurar um governo da iniciativa do PS".

 

Ou seja, de acordo com o PCP, este acordo foi assegurado na reunião com o PS da passada quarta-feira, que era considerada decisiva e que foi noticiada em primeira mão pelo Negócios.

 

Segundo os comunistas, existe um "quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções" e a "adopção de uma política que assegure uma solução duradoura".

 

O PCP "propôs ao PS uma data" para o "anúncio formal" deste entendimento.


Este acordo vai ser analisado pelos membros do Comité Central dos comunistas numa reunião já convocada para domingo. Essa reunião começa às 11:00 e no final será convocada uma conferência de imprensa.


O PS também vai reunir os seus órgãos nacionais este fim-de-semana: este sábado reúne-se a Comissão Nacional, às 15:30, no hotel Altis, em Lisboa, e no domingo, às 21:30, reúne-se a Comissão Política, no Largo do Rato, a sede do partido.

Esta madrugada o Bloco de Esquerda tinha também anunciado que tinha chegado a acordo com o PS. O anúncio foi efectuado no twitter da porta-voz Catarina Martins.


(Notícia actualizada às 17:20 com mais informação)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI