Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PCP "distancia-se" do Orçamento com abstenção na votação final global

A votação final global do Orçamento terá lugar já esta quinta-feira e deverá ter aprovação garantida, com a abstenção do PCP e do Bloco de Esquerda.

Jerónimo de Sousa, PCP
João Miguel Rodrigues
Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 06 de Fevereiro de 2020 às 11:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...
O PCP vai abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2020, anunciou o partido esta quinta-feira, 6 de fevereiro, em comunicado enviado às redações. A abstenção reflete o "distanciamento" dos comunistas em relação ao Orçamento, defendem.

"A abstenção que o PCP assume na votação final global da proposta de Orçamento do Estado dá expressão a um posicionamento político que se distancia deste Orçamento e das opções do Governo PS nele refletidas", pode ler-se no comunicado enviado esta manhã.

Este posicionamento, acrescentam os comunistas, "não se confunde com os que procuram branquear a política de direita (e as suas próprias responsabilidades) e animar projetos reacionários", acrescenta o comunicado.

A votação final global do Orçamento do Estado para 2020 terá lugar já esta quinta-feira e deverá ter a aprovação garantida. Para além da abstenção do PCP, também o Bloco de Esquerda já admitiu que deverá abster-se para viabilizar a proposta.

"A confirmarem-se nas votações dos próximos dias, as anunciadas alterações à proposta original de Orçamento do Estado para 2020 vão num sentido positivo. No entanto, elas não bastam para que este Orçamento deixe de ser insuficiente e uma interrupção do caminho iniciado na anterior legislatura na recuperação de rendimentos e direitos", afirmou Catarina Martins no domingo.

A mesma ideia é agora defendida pelo PCP. "Perante uma proposta marcada por insuficiências e limitações, incapaz por si de dar resposta aos problemas mais agudos do país, o PCP não prescindiu de levar tão longe quanto possível a sua intervenção na discussão na especialidade. Foi isso que fez, apresentando mais de 300 propostas, não desistindo de nenhuma batalha antes de a travar", sublinham os comunistas.
Ver comentários
Saber mais orçamento do estado pcp votação final global
Mais lidas
Outras Notícias