Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PCP responsabiliza Governo por problemas nas mesas de voto e vai questionar MAI na terça-feira

O deputado comunista António Filipe responsabilizou o Governo pela confusão hoje registada em mesas de voto em todo o país e anunciou que vai questionar o ministro da Administração Interna na próxima terça-feira no Parlamento.

PCP responsabiliza Governo por problemas nas mesas de voto e vai questionar MAI na terça-feira
Lusa 23 de Janeiro de 2011 às 18:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Numa declaração aos jornalistas na sede nacional do PCP, em Lisboa - onde o candidato presidencial Francisco Lopes acompanhará a noite eleitoral -, o deputado António Filipe afirmou "a maior preocupação" com relatos de todo o país "mas com especial incidência nos centros urbanos", sobre dificuldades em votar, acrescentando recear que "dezenas de milhares" de eleitores estejam a ser afectados por este problema.

Eleitores por todo o país aguardavam hoje à tarde em longas filas, com cartão de cidadão na mão, para obter novo número de recenseamento, problema agravado pelas falhas nos serviços electrónicos disponibilizados pelo Governo para facilitar o processo.

António Filipe relacionou as dificuldades hoje registadas em muitas mesas de voto com "a forma ligeira e irresponsável com que se procedeu ao lançamento do cartão do cidadão e à supressão do cartão de eleitor".

Os comunistas querem apurar responsabilidades e anunciam desde já que vão aproveitar a ida do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, ao Parlamento na próxima terça-feira para o questionar sobre o assunto.

O deputado do PCP condenou o que disse ser "a forma ligeira como o ministro comentou hoje este problema, "referindo a inexistência de qualquer problema e dando os contactos por via electrónica e telefónica para que as pessoas pudessem resolver o problema".

"O que é facto é que temos imensos testemunhos de pessoas que recorrem a esses meios todos e não conseguem resolver o problema por incapacidade de resposta do sistema", considerou.

Para o PCP, é "lamentável que ao fim de tantos anos de democracia isto aconteça por irresponsabilidade governativa".

António Filipe considerou tratar-se de "um erro crasso" a decisão de "centralizar o recenseamento eleitoral, afastando as juntas de freguesia do processo".

"Muito do mal que se cometeu com este erro está cometido, infelizmente", sustentou.

Ver comentários
Saber mais Presidenciais eleições PCP cartão do eleitor
Mais lidas
Outras Notícias