Política Pedro Lomba: "Não há razão para se alimentar essa polémica em torno de um desgaste que não existe"

Pedro Lomba: "Não há razão para se alimentar essa polémica em torno de um desgaste que não existe"

No relançamento dos "briefings" com jornalistas, Pedro Lomba, secretário de Estado Adjunto do ministro-adjunto, não quis comentar o caso "swaps" por estar a haver uma comissão de inquérito, mas defendeu a permanência de Maria Luís Albuquerque no Governo.
Pedro Lomba: "Não há razão para se alimentar essa polémica em torno de um desgaste que não existe"
Presidência da República
Alexandra Machado 31 de julho de 2013 às 12:47

Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, está sob fogo cruzado por causa do caso "swaps".

 

Pedro Lomba, secretário de Estado adjunto do ministro Poiares Maduro, não se alongou em comentários sobre o caso, mas defendeu que Maria Luís Albuquerque deu, na audição de ontem "esclarecimentos cabais, bastante esclarecedores sobre essa matéria".

 

O mesmo responsável diz por isso que "não há qualquer razão para se alimentar essa polémica em torno de um desgaste que não existe".

 

No relançamento dos "briefings" com os jornalistas - que foram lançados por Pedro Lomba em formato diário, mas interrompidos com a crise governativa – o tema "swaps" não deixou de surgir e ser o principal foco das perguntas iniciais.

 

Pedro Lomba não quis comentar as declarações de Rui Rio que em entrevista à RTP considerou que Maria Luís Albuquerque é uma pedra no sapato deste Governo. O secretário de Estado não comentou as declarações de Rui Rio, mas defendeu a ministra das Finanças que, esta terça-feira, 30 de Julho, foi ao Parlamento falar novamente dos "swaps". 

 

"Os esclarecimentos foram muito claros relativamente à sua actuação. Não há razão para se pedir demissões ou ter reacção negativa", disse Pedro Lomba, na conferência de imprensa, dizendo que "é evidente que num tema como este é inevitável que surjam acusações, é inevitável que muitas vezes haja crispação que é escusada".

 

Quanto aos "swaps" Pedro Lomba escusou-se a comentar por se encontrar em curso uma comissão de inquérito.

 

Ao lado de Pedro Lomba nestes "briefings" esteve esta quarta-feira, 31 de Julho, o secretário de estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, que não comentando o caso "swaps" nem as declarações directas de Rui Rio deixou o comentário de que o Governo não faz distinções regionais quando trata de assuntos.

 

"Quando fazemos reformas de fundo é normal que haja discussões acaloradas se os pontos de vista são divergentes", mas, acrescentou, o Governo tem "uma estratégia comum" independentemente da zona territorial. "Tem sido prática trara igual o que é igual". Apesar de não dar uma resposta directa a Rui Rio, o secretário de Estado dos Transportes enquadrou a sua resposta com um exemplo regional. O tratamento que foi dado aos terrenos do aeroporto de Lisboa e aos terrenos do aeroporto do Porto. "Se as situações fossem similares tinham tido tratamento similar", declarou.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI