Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Lains: "O que o Presidente disser diz mais sobre ele do que sobre o OE 2016"

O desafio do Negócios é: "O que deve dizer o Presidente sobre o Orçamento do Estado na intervenção que vai fazer ao país?" Pedro Lains aceitou responder. Leia aqui o seu depoimento.

Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 28 de Março de 2016 às 12:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Economista, professor no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Pedro Lains considera que a intervenção do Presidente da República nesta segunda-feira explicitará sobretudo o que pensa Marcelo Rebelo de Sousa sobre o seu lugar no actual quadro político. O que é mesmo importante, diz Lains, é o que "pensa" a economia do Orçamento do Estado para 2016.

Eis o depoimento de Pedro Lains sobre o que deve dizer o Presidente sobre o OE 2016:


"Um orçamento é um orçamento, mesmo do Estado, e deste já se disseram mais palavras do que qualquer orçamento merece. Mas compreende-se: houve uma surpresa. Trata-se de um orçamento normal saído de uma até hoje anormal coligação de forças políticas. Portugal tem uma tradição secular de orçamentos de Estado e não precisa de expatriados pára-quedistas para os fazer. Como se viu nos últimos anos. Precisa de atenção nacional ao contexto internacional e este Orçamento dá-nos isso. Mas há também a legítima política.


O simples regresso à normalidade já foi um progresso e dificilmente este Presidente estragará isso. O que o Presidente disser sobre o Orçamento de 2016 falará sobretudo do que ele pensa sobre o seu lugar no actual quadro político. E falará muito também de quem ele senta à mesa para se aconselhar. E há a economia: o que importa mesmo é o que a economia dirá do Orçamento. Se a teoria estiver certa, dirá coisas simpáticas. Preparemo-nos para uma provável mudança de ideias. Com honestidade. A economia precisa."

Ver comentários
Saber mais OE 2016 Pedro Lains Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da República
Mais lidas
Outras Notícias