Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pensões da CGA voltam a cair mais 3,7%

Valor médio das pensões atribuídas no primeiro semestre diminuiu 3,7%, depois de um ano em que recuou 17%. O número de novos pensionistas aumentou.

Correio da Manhã
  • Partilhar artigo
  • 13
  • ...

As pensões médias da Caixa Geral de Aposentações estão voltaram a cair 3,7% no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados citados pelo Conselho de Finanças Públicas.

"O valor médio das novas pensões de aposentação atribuídas entre Janeiro e Junho de 2015 diminuiu 3,7% face ao mesmo período de 2014, fixando-se em 1.199,8 euros por mês", lê-se no relatório de análise à execução orçamental do primeiro semestre.

Já no início do ano o Conselho das Finanças Públicas tinha chamado a atenção para a forte redução que se verificava nas novas pensão atribuídas em 2014. Um relatório divulgado em Fevereiro falava de redução de 13% no ano passado.

O relatório e contas da Caixa Geral de Aposentações, entretanto divulgado, aponta para uma quebra ainda mais pronunciada: de 16,9%.

As duas fontes apresentam valores médios diferentes: enquanto o Conselho das Finanças Públicas considerava uma pensão média de 1.124,2 euros para todo o ano passado a CGA aponta para o valor médio de 1.081,6 euros.

São vários os motivos que poderão ter contribuído para esta redução acentuada das novas pensões atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações.

Em 2014, a idade da reforma no Estado passou para os 66 anos, igualando a da Segurança Social, medida que para casos idênticos agrava automaticamente as penalizações para quem se reforma antes do tempo (que são de 6% por cada ano que falte ou de 0,5% ao mês).

Além disso, a primeira de duas parcelas das novas pensões (o chamado "P1") passou a ser calculada com base em 80% da remuneração mensal relevante.

O relatório sublinha, ainda, que p Governo alterou no ano passado o factor de sustentabilidade aplicável às pensões da CGA, em convergência com o da Segurança Social.

O Governo permitiu que alguns dos pedidos apresentados até ao final de 2013 escapassem às novas regras, o que levou a mais uma corrida às pensões antecipadas.

Actualizado às 16h30 com mais informação

Ver comentários
Saber mais Pensões CGA cortes idade da reforma
Outras Notícias