Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pensões mínimas vão ser actualizadas acima da inflação em 2013

A pensão mínima vai ter, no próximo ano, um aumento de 1,1%, acima da inflação prevista de 0,9%, informou, no Parlamento, o ministro Pedro Mota Soares.

Bruno Simões brunosimoes@negocios.pt 26 de Outubro de 2012 às 11:15
A pensão mínima, actualmente fixada em 254 euros, foi uma das que o Governo descongelou este ano. De acordo com o ministro, "esse aumento foi acima da inflação em 2012", e vai ser novamente acima da inflação em 2013. "Foi este Governo que aumentou as pensões mínimas para mais de um milhão de portugueses", recordou o ministro da Solidariedade e Segurança Social.

"A inflação para 2013 é de 0,9% e a actualização prevista é de 1,1%", sustentou Mota Soares, o que até pode permitir que os pensionistas possam recuperar rendimentos, destacou. Este ano, a inflação foi de 3,1%. As pensões mínimas variam entre os 254 euros e os 379,04 euros, consoante o número de anos de descontos, mas só o escalão mais baixo destas vai ser actualizada. As restantes mantêm-se congeladas, como aconteceu este ano. Será também actualizada a pensão social (195,40 euros) e a do regime especial das actividades agrícolas (234,48).

Mota Soares acusou o PS de ter congelado as pensões quando ainda não havia troika. "Esse congelamento de pensões nem sequer foi imposto pela troika. Nesses anos dizia-se que Portugal era um caso de sucesso na Europa", criticou.

Ver comentários
Saber mais pensão mínima Pedro Mota Soares
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio