Conjuntura PIB da Zona Euro cresce 1,7% no primeiro trimestre, em linha com esperado

PIB da Zona Euro cresce 1,7% no primeiro trimestre, em linha com esperado

O PIB da Zona Euro terá crescido 1,7% em termos homólogos no primeiro trimestre, em linha com o esperado. Cresicmento da UE ficou em 1,9%. Ambos deverão ficar abaixo do crescimento esperado para Portugal no arranque do ano.
PIB da Zona Euro cresce 1,7% no primeiro trimestre, em linha com esperado
Rui Peres Jorge 03 de maio de 2017 às 10:12

O PIB da Zona Euro terá crescido 1,7% em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, avançou o Eurostat a 3 de Maio na sua primeira estimativa sobre a evolução da economia no arranque de 2017. O valor saiu em linha com o esperado e reforça o cenário de continuação de recuperação lenta da Zona Euro este ano.

A UE no seu conjunto terá crescido 1,9%. A confirmarem-se estes valores, Portugal deverá ter crescido mais que a média da união monetária. INE divulga primeira estimativa a 15 de Maio.

"Comparado com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB ajustado de sazonalidade cresceu 1,7% na Zona Euro e 1,9% na UE a 28 no primeiro trimestre de 2017, depois de 1,8% e 1,9% no trimestre anterior" lê-se no comunicado do Eurostat. O crescimento sai em linha com as estimativas dos 45 economistas consultados pela Bloomberg, também no que diz respeito ao avanço de 0,5% em cadeia, ou seja, face aos últimos três meses de 2016.

"O PIB ajustado de sazonalidade aumentou 0,5% na Zona Euro e 0,4% na UE-28 durante o primeiro trimestre de 2017 quando comparado com o trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida publicada pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE", lê-se na nota divulgada à imprensa.

Os valores vêm ao encontro das previsões de uma recuperação lenta da Zona Euro. O BCE, que actualizou previsões em Março, espera um crescimento do PIB da Zona Euro de 1,8% este ano e 1,7% em 2018, depois de 1,7% em 2016. A Comissão Europeia, que actualizará previsões este mês, apontou em Fevereiro para um crescimento de 1,6% este ano.

Portugal cresce mais

O INE apenas divulgará as primeiras estimativas sobre o andamento do PIB nacional a 15 de Março, mas as estimativas disponíveis até ao momento apontam para um crescimento homólogo superior a 2%, beneficiando do maior dinamismo da economia no final de 2016, com efeitos positivos no arranque de 2017 – em particular quando a comparação é feita com o mesmo período de 2016 em que a economia passou por um mau momento. A Universidade Católica apontou para um crescimento de 2,7% em termos homólogos no primeiro trimestre, enquanto o ISEG se ficou pelos 2,4%.

No Programa de Estabilidade, apresentado no final de Abril, o Governo reviu em alta a previsão de crescimento da economia para 2017 de 1,5% para 1,8%, alinhando a sua estimativa com a do Banco de Portugal. A Comissão Europeia, em Fevereiro, apontou para 1,6%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI