Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PIB alemão diminui 0,1% em 2003

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão diminuiu 0,1% em 2003, na primeira contracção anual em dez anos, com a recessão da primeira metade do ano a impedir a recuperação das exportações nos últimos seis meses, anunciaram hoje os serviços estatísticos oficiai

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 15 de Janeiro de 2004 às 09:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão diminuiu 0,1% em 2003, na primeira contracção anual em dez anos, com a recessão da primeira metade do ano a impedir a recuperação das exportações nos últimos seis meses, anunciaram hoje os serviços estatísticos oficiais alemães.

A economia alemã tem lutado para crescer nos últimos três anos uma vez que um abrandamento global tem prejudicado as exportações e o investimento e conduzido o desemprego para o nível mais alto em mais de quatro anos.

No entanto, as vendas para fora levaram a maior economia europeia ao crescimento no terceiro trimestre de 2003, depois da contracção na primeira metade.

A apreciação do euro tem prejudicado as exportações, ao ponto de alguns políticos, como Jean-Claude Trichet, presidente do BCE, e o ministro da economia alemã, Wolfgang Clement, expressarem preocupação com a situação, uma vez que as exportações encarecem nestas circunstâncias. Jean Claude Trichet explicou mesmo que estes «movimentos brutais» da moeda única europeia» não são desejáveis.

Em 2004, os economistas consultados pela Bloomberg, esperam que a economia da Zona Euro cresça 0,5% no primeiro trimestre face aos últimos três meses de 2003.

Ver comentários
Outras Notícias