Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PIB da França cresce 0,4% no terceiro trimestre de 2003

A economia francesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2003, uma vez que os gastos de consumo e as exportações proporcionaram uma rápida expansão desde o segundo trimestre do ano passado.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 06 de Janeiro de 2004 às 09:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A economia francesa cresceu 0,4% no terceiro trimestre de 2003, uma vez que os gastos de consumo e as exportações proporcionaram uma rápida expansão desde o segundo trimestre do ano passado.

O PIB francês cresceu 0,4% no terceiro trimestre, depois de ter contraído também 0,4%, no trimestre anterior, disse o Instituto de Estatísticas e Estudos Económicos (Insee), na sua estimativa final.

A segunda maior economia da Europa vai recuperar do mais fraco crescimento em dez anos, uma vez que as empresas aumentaram a produção e o investimento para irem de encontro à procura por parte da China, Alemanha e Estados Unidos, disse o Banco de França.

Ainda assim, a França poderá atrasar o crescimento na Zona Euro pelo segundo ano consecutivo, de acordo com as estimativas da Comissão Europeia.

«É seguramente uma recuperação, apenas não muito forte», disse Laure Maillard, economista que prevê que a economia francesa irá crescer 1,4% em 2004 relativamente ao aumento de 0,2%, em 2003.

O consumo privado, que é cerca de mais de metade do PIB francês, aumentou 0,5%. O comércio contribuiu com 0,2 pontos percentuais para o crescimento francês no terceiro trimestre, enquanto as exportações aumentaram 0,8%, o mais rápido aumento em 15 meses.

Nos primeiros três meses de 2004, o Banco de França estima que haja um crescimento de 0,4%. A cumprir-se este prognóstico, seguido de um mais rápido crescimento nos restantes trimestres do próximo ano, 2004 poderá terminar com uma subida de 1,7% do PIB francês, em linha com o prognóstico do governo liderado por Jean-Pierre Rafarrin

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias