Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PIB do Japão caiu 3,5 % entre Julho e Setembro

O Produto Interno Bruto japonês contraiu-se 3,5 % entre Julho e Setembro em relação ao mesmo período de 2011, o que representa a primeira queda em três trimestres e a maior desde Março do ano passado, informou hoje o Governo.

Lusa 12 de Novembro de 2012 às 07:03
  • Partilhar artigo
  • ...
Em relação ao trimestre anterior, o PIB japonês registou uma quebra de 0,9 %, segundo dados oficiais.

A queda da economia nipónica no terceiro trimestre de 2012, o segundo do ano fiscal no Japão, é menor do que a prevista pelos analistas consultados pela agência Kyodo, que apontavam para uma contracção de 4,1 % a um ritmo anual e 1 % trimestral.

Entre Abril e Junho, o PIB do Japão cresceu 0,3 % em relação ao mesmo período de 2011 e 0,1 % relativamente ao trimestre anterior, segundo dados revistos publicados hoje.

A contracção do trimestre Julho-Setembro é a pior desde a quebra de 8 % sofrida entre Janeiro e Março de 2011, quando a produção japonesa paralisou temporalmente na sequência do terramoto e tsunami que abalou o país a 11 de Março do ano passado.

Também é a primeira registada entre Outubro e Dezembro de 2011, trimestre em que o PIB da terceira economia mundial caiu 1,2 %.

O abrandamento da economia global e o fortalecimento do iene reflectiram-se nas exportações do Japão, que em Janeiro último registou o maior défice em conta corrente da sua história, assim como no seu consumo privado, que representa cerca de 60 % do seu PIB.

Em termos nominais - que exclui a influência dos preços - o PIB japonês caiu 3,6 % ao ritmo anual e 0,9 % em relação ao trimestre anterior.
Ver comentários
Saber mais Japão conjuntura economia
Outras Notícias