Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PIB do segundo trimestre cresce 0,5% (act)

O Produto Interno Bruto português no segundo trimestre deste ano cresceu 0,5% em termos homólogos, apresentando uma evolução positiva de 1% face aos primeiros três meses deste ano, anunciou o Instituto Nacional de Estatística. O crescimento da economia po

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 08 de Setembro de 2005 às 15:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Produto Interno Bruto português no segundo trimestre deste ano cresceu 0,5% em termos homólogos, apresentando uma evolução positiva de 1% face aos primeiros três meses deste ano, anunciou o Instituto Nacional de Estatística. O crescimento da economia portuguesa em 2004 foi revisto em alta.

O crescimento de 0,5% verificado no segundo trimestre compara com o segundo trimestre do ano passado, que foi o melhor de 2004, devido ao efeito do Euro 2004. A melhoria da economia no segundo trimestre deste ano ficou a dever-se ao crescimento das exportações de bens e serviços, apesar de o investimento ter registado uma quebra.

No primeiro trimestre do ano o PIB tinha avançado 0,1%, com a economia portuguesa a conseguir então sair do período de recessão que atravessava. Os dados do segundo trimestre confirmam que a economia está finalmente a atravessar um período de recuperação.

O INE explica que o crescimento em cadeia (contra primeiro trimestre de 2005) de 1% ficou a dever-se ao crescimento das exportações de bens e serviços. No conjunto do primeiro semestre o PIB português cresceu 0,3% face aos primeiros seis meses do ano passado.

Para a totalidade do ano as previsões do Banco de Portugal apontam para um crescimento do PIB em 0,5%, uma meta que parece agora facilmente atingível.

O instituto explica que a beneficiar o crescimento da economia no segundo trimestre esteve o contributo menos desfavorável da procura externa líquida, o qual passou de -1,8 pontos percentuais (p.p.) no primeiro trimestre de 2005, para -0,5 p.p. no segundo.

Outras Notícias