Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PIB português recua 0,5% no terceiro trimestre (act)

A economia portuguesa voltou a terreno negativo no terceiro trimestre do ano, com o Produto Interno Bruto (PIB) a contrair-se 0,5% face ao trimestre anterior, arrastado por um forte contributo negativo da procura externa líquida, de acordo com dados hoje

Jorge Campos da Costa jccosta@mediafin.pt 09 de Dezembro de 2003 às 15:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As exportações saíram do vermelho, aumentando 1,5%, mas as importações deram um verdadeiro salto, subindo 5,8%, donde o contributo muito negativo da procura externa líquida.

Em resultado deste último desenvolvimento, "o saldo da balança comercial medido em percentagem do PIB agravou-se, passando de menos 5,1% no segundo trimestre para menos 7,1% no terceiro. Em consequência, a necessidade de financiamento da economia portuguesa, igualmente medida em percentagem do PIB, agravou-se também, fixando-se em menos 4,9% no terceiro trimestre de 2003 (menos 4% no trimestre anterior)", diz o INE.

Portugal está assim em contraciclo com a Zona Euro, que no terceiro trimestre cresceu 0,4%, depois de um recuo de 0,1% no segundo trimestre. Para os países da União Europeia para os quais estão já publicadas contas – Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Holanda e Reino Unido –, Portugal é o único a registar uma contracção no nível de actividade no terceiro trimestre.

Outras Notícias