Economia Portagens deverão aumentar 3%

Portagens deverão aumentar 3%

As portagens das auto-estradas deverão aumentar 3% em 2007, de acordo com uma estimativa realizada a partir da inflação, avança hoje o Diário de Noticias.
Negócios com Lusa 20 de novembro de 2006 às 08:54

As portagens das auto-estradas deverão aumentar 3% em 2007, de acordo com uma estimativa realizada a partir da inflação, avança hoje o Diário de Noticias.

O jornal explica que o valor correspondente ao aumento resulta da inflação homóloga registada em Setembro (3,1 por cento), descontando a registada na habitação.

A Brisa, a maior rede de auto-estradas, faz as suas contas a partir da  inflação de Setembro dado que no último dia de Outubro já terá de ter os cálculos feitos e apresentados, explica o Diário de Notícias.

Ainda de acordo com o jornal, os descontos nas portagens para o tráfego pesado de mercadorias e passageiros, das classes 3 e 4, que existiam na rede de auto-estradas da Brisa, vão acabar a partir de 1 de Janeiro de 2007, sete anos depois de terem sido criadas.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse recentemente que os pagamentos à Brisa para colmatar os descontos oscilavam entre os 20 e os 25 milhões de euros por ano, sendo que a parte suportada pelo Estado variava entre os  120 e os 150 milhões de euros.

O desconto para o tráfego pesado de mercadorias e passageiros das classes 3 e 4 foi criado a título excepcional pelo antigo primeiro-ministro António Guterres com o objectivo de compensar os transportadores do aumento do preço do gasóleo.




Marketing Automation certified by E-GOI