Impostos Portal das Finanças registou mais de três milhões de entradas no último dia para o e-factura

Portal das Finanças registou mais de três milhões de entradas no último dia para o e-factura

Uma “afluência significativa” ao site da Autoridade Tributária, não só para validar facturas para o IRS, mas também para a entrega da declaração periódica do IVA justifica a prorrogação, por um dia, do prazo, que assim se estendeu até esta sexta-feira, diz o Ministério das Finanças.
Portal das Finanças registou mais de três milhões de entradas no último dia para o e-factura
Bruno Simão
Filomena Lança 16 de fevereiro de 2018 às 13:22

Foram mais de 3,3 milhões as autenticações de contribuintes registadas no dia de ontem no Portal das Finanças, um valor que corresponde a mais do triplo do número médio de acessos diários no site. A conta é do Ministério das Finanças que, em comunicado, explica desta forma a decisão de prorrogar, por um dia, a validação de facturas para o IRS de 2017, a actualização dos dados relativos à composição dos agregados familiares e, também, a entrega da declaração periódica do IVA, cujo prazo de entrega também terminada a 15 de Fevereiro.

 

"O reforço tecnológico efectuado ao longo dos últimos anos permitiu que, mesmo com aquele afluxo significativo de acessos, o Portal tenha permanecido disponível para os contribuintes durante a generalidade do tempo, tendo-se verificado apenas alguns constrangimentos técnicos pontuais", lê-se no comunicado. Na verdade, porém, o site deixou completamente de funcionar ao final da noite e por volta das 22:00 acabaria por aparecer o aviso a informar que o prazo fora prorrogado por um dia.

 

"Tendo em vista assegurar que todos os contribuintes tenham condições de cumprir as suas obrigações declarativas, o Ministério das Finanças decidiu prorrogar até ao final do dia 16 de Fevereiro o prazo para o cumprimento daquelas obrigações", prossegue o gabinete de Mário Centeno.

 

Para entrar no site, o contribuinte tem previamente de se autenticar inserindo o seu número de identificação fiscal e a palavra passe pessoal. Cada entrada de um contribuinte corresponde, assim, a uma autenticação.

 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub