Américas Porto Rico declara falência

Porto Rico declara falência

Porto Rico iniciou os procedimentos de protecção contra credores. São mais de de 70 mil milhões de dólares de dívida pública, além das obrigações com pensões.
Porto Rico declara falência
Bloomberg / Reuters / Getty Images
Sara Antunes 03 de maio de 2017 às 16:38
O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou que vai accionar os procedimentos de protecção contra credores. Uma espécie de falência. Será, de acordo com a Bloomberg, a maior falência alguma vez registada entre um estado americano ou um Governo local. 

O processo, intitulado "Title III", foi criado na legislação americana no ano passado mas foi incapaz de ajudar Porto Rico a sair da crise de dívida em que estava mergulhada. Mas será agora usado para permitir que o Governo peça em tribunal uma redução de dívida.

 

Esta decisão foi tomada depois de falharem as negociações entre Porto Rico e os seus credores.

 

Porto Rico tem cerca de 73 mil milhões de dólares de dívida e cerca de 50 mil milhões de dólares em obrigações com pensões que não estão financiadas, adianta o New York Times.

 

"Chegámos a esta decisão porque protege os melhores interesses da população de Porto Rico", afirmou Rosselló, citado pela Bloomberg.

 

A agência de informação americana adianta que não se sabe agora quanto tempo vai um tribunal demorar a decidir e qual será a dimensão da redução da dívida. Certo é que os detentores de obrigações emitidas por Porto Rico vão sofrer perdas.

 

O plano de recuperação financeira da ilha cobre menos de um quarto dos pagamentos previstos para a próxima década, adianta a Bloomberg.

O último caso foi Detroit que, em 2013, pediu protecção contra credores. A dívida desta cidade ascendia a 18 mil milhões de dólares.


(Notícia actualizada às 17:17 com mais informação)



Marketing Automation certified by E-GOI