Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal aplica 11 milhões de dólares no Banco Asiático de Desenvolvimento

O Estado vai participar no quinto aumento de capital do Banco Asiático de Desenvolvimento com 11 milhões de dólares (cerca de 9,6 milhões de euros).

Negócios 21 de Dezembro de 2018 às 09:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Governo vai acompanhar o quinto aumento de capital do Banco Asiático de Desenvolvimento, instituição que tem por missão o combate à pobreza e a melhoria das condições de vida das populações da Ásia e do Pacífico.

A aprovação do pagamento de 11 milhões de dólares (cerca de 9,6 milhões de euros) até 31 de Janeiro de 2019 foi publicada em Diário da República esta sexta-feira, 21 de Dezembro.

O diploma confirma a autorização da "participação da República Portuguesa no quinto aumento geral de capital do Banco Asiático de Desenvolvimento, sob a forma de um aumento especial de capital, no valor total de 11.617.150 de dólares", lê-se no documento.

O Banco Asiático de Desenvolvimento é uma instituição financeira criada em 1966, "que tem por missão o combate à pobreza e a melhoria das condições de vida das populações da Ásia e do Pacífico, promovendo para o efeito, parcerias com governos, sector privado, organizações não-governamentais, agências de desenvolvimento e outros parceiros da sociedade civil", detalha o diploma.

Desde o nascimento da instituição que Portugal é um dos parceiros. Uma participação que "assume grande importância para a prossecução da política externa, da política de cooperação para o desenvolvimento, em particular no que respeita a Timor-Leste como país prioritário, e da política de internacionalização da economia portuguesa para a região da Ásia e do Pacífico", segundo o mesmo documento.

Desde 1999 a instituição financiou projectos de desenvolvimento em Timor-Leste - um dos países prioritários da política de cooperação nacional - no montante aproximado de 385 milhões de dólares, "tendo o volume deste apoio vindo a crescer de forma significativa".

Ver comentários
Saber mais Banco Asiático de Desenvolvimento Diário da República
Outras Notícias