Conjuntura Portugal com terceiro maior crescimento nas despesas com habitação

Portugal com terceiro maior crescimento nas despesas com habitação

O aumento, no espaço de uma década, acontece apesar de ser um dos países que dedica uma das menores fatias do orçamento familiar para gastos com água, electricidade, gás e outros combustíveis. Já a Alemanha foi dos poucos países que reduziram a percentagem dedicada a esta despesa.
Portugal com terceiro maior crescimento nas despesas com habitação
Reuters
Paulo Zacarias Gomes 29 de novembro de 2016 às 10:25

Numa década, as famílias portuguesas estiveram entre as que, em toda a Europa, registaram um maior crescimento na fatia orçamental dedicada a despesas relacionadas com a habitação, tendo estes gastos representado 18,8% do total.

O aumento de 4,5 pontos percentuais é o terceiro maior entre os 28 países da União Europeia e só superado pelos crescimentos em Espanha (mais 5,6 pontos percentuais) e na Irlanda (mais cinco pontos percentuais), avança o Eurostat esta terça-feira, 29 de Novembro.

Ainda assim, os gastos com água, electricidade, gás e outros combustíveis ficam abaixo da média europeia (24,4%) e da Zona Euro (24,1% do orçamento). Entre os 28 da UE, as famílias portuguesas estão em sexto lugar nos que dedicam uma menor fatia do seu orçamento a estas despesas.

Dinamarca, Finlândia, França e Suécia são os países em que as famílias, proporcionalmente, maior fatia do seu orçamento dedicam – todos eles mais de um quarto da verba total. 

Depois da despesa com habitação – o que absorve, individualmente, os maiores gastos – os europeus aplicam 13% do rendimento gasto em transportes, 12,3% em alimentação e bebidas não-alcoólicas e 11,5% em bens e serviços diversos.

Os gastos com cultura e com restaurantes e hotéis absorvem, cada um, uma fatia de 8,5% do orçamento, sendo a educação o capítulo onde menos se gasta, proporcionalmente: 1,1%.

Os únicos países a registarem uma redução da parte do orçamento dedicado às despesas com a habitação foram a Eslováquia, a Suécia, Malta, Polónia, Alemanha e Eslovénia.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI