Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Espanha devem anunciar portagens ibéricas na cimeira ibérica em Madrid

Sistema de pagamento de portagens comum aos dois países nas auto-estradas deverá ser um dos anúncios da cimeira ibérica que decorre esta segunda-feira em Madrid.

Definição de datas para ligações ferroviárias dependem dos orçamentos de Portugal e Espanha
Negócios 13 de Maio de 2013 às 08:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...

Os espanhóis que visitem Portugal este Verão já vão poder ter acesso a um sistema de pagamento de portagens comum aos dois países nas auto-estradas, noticia a Rádio Renascença.

 

“Todos os espanhóis poderão ter o seu dispositivo até ao Verão, o que permitiria salvar a promoção turística em Portugal”, revela à estação de rádio o secretário-geral da Associação Eixo Atlântico, o galego Xuan Mao.

 

O mesmo responsável afirmou que o processo está mais atrasado do lado português. “Os portugueses parece que só teriam o dispositivo para Espanha no final do ano”, adianta o responsável, acusando os últimos secretários de Estado dos Transportes de não estarem à altura das exigências, beneficiando mais interesses privados do que os do país.

 

De acordo com a Lusa, os temas europeus e questões bilaterais como o mercado de gás e as ligações ferroviárias dominam a agenda da XXVI Cimeira Ibérica, que vai reunir hoje, em Madrid, delegações lideradas pelos chefes dos Governos de Portugal e de Espanha

Os trabalhos arrancam cerca das 11:00 locais (menos uma hora em Lisboa), depois da chegada ao Palácio da Moncloa do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para um encontro a sós com o seu homólogo espanhol e anfitrião da cimeira, Mariano Rajoy.

 

Em paralelo, haverá reuniões sectoriais e, posteriormente, a sessão plenária, na qual serão aprovados a declaração final e os acordos, estando prevista uma conferência de imprensa final dos dois chefes de Governo antes de um almoço oficial.

 

Além do chefe do executivo PSD/CDS-PP, vão participar na cimeira os ministros dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, da Administração Interna, Miguel Macedo, da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, e da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

 

A delegação portuguesa inclui ainda os secretários de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, da Cultura, Jorge Barreto Xavier, dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, do Emprego, Pedro Roque, do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Franquelim Alves, das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, da Energia, Artur Trindade, do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Lemos.

 

Do lado espanhol, participam os ministros de Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Defesa, do Interior, da Indústria, Energia e Turismo, do Fomento e do Emprego e Segurança Social, bem como os secretários de Estado para a UE, de Comércio, do Ambiente e da Fazenda.

 

 

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias