Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal foi o segundo país da Zona Euro que menos cresceu no primeiro trimestre  

Num trimestre em que a economia da Zona Euro avançou 1,5%, Portugal cresceu apenas 0,8%. Foi o segundo pior desempenho entre os 19, apenas superado pela Grécia.

Bruno Simão/Negócios
Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 13 de Maio de 2016 às 10:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 20
  • ...

O Eurostat divulgou esta sexta-feira, 13 de Maio, que a economia da Zona Euro registou, no primeiro trimestre do ano, um crescimento homólogo de 1,5% e em cadeia de 0,5%. Neste período, a economia portuguesa registou o segundo pior desempenho entre os países do euro, tanto em termos homólogos, como em cadeia.

O produto interno bruto português cresceu 0,8% face aos primeiros três meses do ano e 0,1% face ao último trimestre do ano. Estes valores ficaram aquém das expectativas dos economistas contactados pela agência Lusa que esperavam uma expansão em cadeia de 0,3% e homóloga de 1,1%.

O abrandamento da economia portuguesa é explicado por uma forte desaceleração do investimento e pela queda da exportações, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística publicados esta manhã.

No primeiro trimestre do ano apenas a economia grega registou um desempenho inferior ao da economia portuguesa. O PIB grego acentuou a tendência negativa verificada no último trimestre do ano (-0,8%), tendo caído 1,3% nos primeiros três meses deste ano. Em cadeia, a economia helénica caiu 0,4%.

Do lado oposto encontram-se a Eslováquia, com um crescimento homólogo de 3,6%, e Espanha com uma subida de 3,4%. Importa, porém, sublinhar que ainda não existem dados referentes ao primeiro trimestre para Irlanda, Luxemburgo e Malta. No último trimestre de 2015, Irlanda e Malta foram as economias que mais cresceram, ao registarem uma expansão de 9,3% e 5,8%, respectivamente.    

No conjunto da União Europeia, Portugal continua a ser dos países que menos crescimento registam - neste caso o terceiro -, superado apenas pela Grécia e Hungria, que teve uma expansão de 0,5%. No conjunto dos 28, foi a Roménia que registou o melhor desempenho ao crescer 4,2% face ao período homólogo. 

A economia da União Europeia cresceu 0,5% em cadeia e 1,7% em relação ao mesmo trimestre de 2015. 


(Notícia actualizada às 10:38)

Ver comentários
Saber mais Portugal Zona Euro Eurostat economia Grécia economia PIB crescimento
Mais lidas
Outras Notícias