A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal vende 12 caças F16 à Roménia por 78 milhões de euros (act.)

Portugal chegou a acordo com a Roménia para a venda de 12 caças F16. O negócio terá sido concretizado nas últimas horas, segundo a TSF.

Negócios 11 de Outubro de 2013 às 09:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 23
  • ...

A estação de rádio adianta que o encaixe financeiro directo ascende a 78 milhões de euros, sendo que este negócio prevê que Portugal transforme, adapte, modernize e adeque os aviões às necessidades romenas. Em causa estão 12 caças F16, dos quais nove monolugares e três bilugares.

 

A TSF acrescenta que o contrato celebrado entre os dois países prevê acções de formação, treinos de pilotos e técnicos, manutenção dos equipamentos, instalação de software e outros componentes para os aviões. Além disso, prevê também que pelo menos um terço destes serviços sejam fornecidos por empresas exclusivamente portuguesas.

 

Entretanto o Governo confirmou o negócio, em comunicado, apesar de não referir números.

 

"Depois de negociações técnicas e financeiras, o acordo foi concluído com a aprovação do Governo dos Estados Unidos através da obtenção de um 'Third-PartyTransfer'. Esta autorização, por parte do congresso dos EUA, era absolutamente necessária para que o acordo se concretizasse", diz o Ministério da Defesa em comunicado.

 

"Nos próximos quatro anos as aeronaves irão ser modernizadas e submetidas a um rigoroso programa de inspecções e acções de manutenção. Os militares da Força Aérea romena (nove pilotos, e um total de setenta e nove técnicos) irão iniciar um programa de treino que no final os permitirá operar, em segurança, estas aeronaves."

 

"A entrega das aeronaves está planeada para começar em 2016, por forma a que a Roménia possa atingir o IOC (Initial Operational Capability) já em 2017, com a ajuda e suporte da Força Aérea Portuguesa e também da USAF (United States Air Force)", adianta a mesma fonte.

 

(Notícia actualizada às 12h15 com a confirmação do negócio por parte do Ministério da Defesa)

Ver comentários
Saber mais caças F16 defesa Roménia
Outras Notícias