Conjuntura Portugal com excedente externo de 1,2% do PIB

Portugal com excedente externo de 1,2% do PIB

No ano terminado em Junho, a economia portuguesa registou um excedente externo de 1,2% do PIB, contabilizou o Banco de Portugal. A poupança das famílias e das empresas mais que compensou o défice nas Administrações Públicas.
Portugal com excedente externo de 1,2% do PIB
Rui Peres Jorge 13 de outubro de 2016 às 11:52

"No ano acabado no segundo trimestre de 2016, e tal como acontece desde o final de 2012, a economia portuguesa evidenciou capacidade de financiamento, no valor de 1,2% do PIB" escreve o Banco de Portugal numa nota enviada à imprensa, explicando que "a capacidade de financiamento da economia reflectiu a poupança financeira das sociedades financeiras, dos particulares e das sociedades não financeiras (respectivamente de 3,2%, 0,8% e 0,6% do PIB)".

"A soma destas poupanças, 4,6%, "foi mais do que suficiente para satisfazer as necessidades de financiamento das administrações públicas, que totalizaram 3,4% do PIB" explica ainda o banco central, que também fez as contas ao "stock" de activos financeiros de cada subsector face ao exterior, encontrando uma melhoria no conjunto da economia, incluindo nas administrações públicas.

Apesar dos défices, o Estado conseguiu melhorar a sua posição face ao exterior: "Os activos financeiros líquidos das administrações públicas aumentaram 2,3 pontos percentuais do PIB devido ao efeito positivo neste rácio da variação do PIB e das variações nos preços dos activos financeiros e dos passivos, que mais do que compensaram as necessidades de financiamento deste sector".

 

No que diz respeito ao total da economia, em Junho, registava-se "uma posição financeira líquida face ao resto do mundo de -105,6% do PIB, superior aos -108,4% do PIB registados no final do trimestre anterior", diz o banco central, que destaca que se mantém "a tendência de melhoria observada desde o início de 2014, apenas com uma breve interrupção no início de 2015".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI