Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal com o quarto maior défice comercial da Zona Euro

 O valor das importações superou o das exportações em 4,1 mil milhões de euros nos primeiros quatro meses do ano. Só a Grécia, Espanha e França têm um défice superior.

Pedro Elias/Negócios
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 15 de Julho de 2016 às 10:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

As exportações e importações de mercadorias em Portugal registaram uma variação idêntica nos primeiros quatro meses do ano, o que resultou num défice de 4,1 mil milhões de euros na balança comercial portuguesa.

 

Este valor, que também é igual ao verificado no mesmo período do ano passado, é o quarto mais elevado entre os países da Zona Euro. De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira, 15 de Julho, só a França (27,1 mil milhões de euros), Espanha (6,6 mil milhões de euros) e Grécia (8,1 mil milhões de euros) registaram défices superiores.

 

Nos primeiros quatro meses de 2015 o défice da balança comercial também era o quarto mais elevado da Zona Euro, ao atingir 4,1 mil milhões de euros.

 

Entre Janeiro e Maio as exportações portuguesas caíram 2% para 20,3 mil milhões de euros e as importações desceram 2% para24,4 mil milhões de euros. Descidas que foram determinadas sobretudo pela redução do comércio com os países fora da UE (as exportações desceram 16% e as importações caíram 10%).

 

Portugal tem agora um saldo negativo de 3,4 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com os países da UE e de 600 milhões de euros com os restantes.

 

As estimativas do Eurostat apontam para um excedente comercial de 105,3 mil milhões de euros no acumulado dos países da Zona Euro nos primeiros quatro meses deste ano, bem acima dos 85,9 mil milhões de euros do mesmo período do ano passado.

 

A Alemanha contribui de forma decisiva para este excedente, já que sozinha apurou um saldo positivo de 107,7 mil milhões de euros na balança comercial, acima dos 101,1 mil milhões de euros do ano passado. Em segundo surge a Holanda com o excedente de 24,2 mil milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Portugal Zona Euro Eurostat exportações défice comercial comércio
Outras Notícias