Em direto Coronavírus
Notícia
Portugal e Irlanda consideraram postura da Grécia "inaceitável"
Portugal e a Irlanda criticaram a Grécia na última reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, na semana passada, considerando "inaceitável" que Atenas não cumpra o memorando acordado com a 'troika', noticiou hoje o Der Spiegel.
Lusa
21 de Maio de 2012 às 12:33
- Assine já 1€/1 mês
- 30
- ...

Outros ministros das finanças disseram na mesma reunião, dirigindo-se ao seu homólogo Filippos Sachinidis, que "foram os gregos que, com o seu desmazelo, atiçaram repetidamente o fogo em toda a zona euro", acrescentou a mesma publicação.
Juncker disse ainda, segundo o Der Spiegel, que a repetição das legislativas na Grécia, a 17 de Junho, "é a derradeira oportunidade" para Atenas.
Se não resultar das referidas eleições a formação de um governo que cumpra as condições da União Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI, "será o fim", terá advertido o primeiro-ministro luxemburguês.
Na mesma reunião do eurogrupo, o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sugeriu um referendo sobre a permanência da Grécia no euro, a realizar paralelamente às legislativas, sustenta ainda o der Spiegel.
O plano do referendo terá sido também proposto pela chanceler Angela Merkel, em conversa telefónica, na sexta-feira, com o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, segundo um porta-voz do executivo em Atenas, mas Berlim desmentiu a notícia.