A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal e Irlanda consideraram postura da Grécia "inaceitável"

Portugal e a Irlanda criticaram a Grécia na última reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, na semana passada, considerando "inaceitável" que Atenas não cumpra o memorando acordado com a 'troika', noticiou hoje o Der Spiegel.

Lusa 21 de Maio de 2012 às 12:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • 30
  • ...
Os ministros das Finanças Vítor Gaspar e Michael Noonan disseram na reunião que "é inaceitável" que Lisboa e Dublin façam grandes esforços para cumprir as indicações da União Europeia para sanearem os respectivos orçamentos, enquanto a Grécia "quebra sistematicamente" as promessas de reformas, revelou o semanário alemão.

Outros ministros das finanças disseram na mesma reunião, dirigindo-se ao seu homólogo Filippos Sachinidis, que "foram os gregos que, com o seu desmazelo, atiçaram repetidamente o fogo em toda a zona euro", acrescentou a mesma publicação.

O chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, terá afirmado, por seu turno, que, se houvesse agora uma votação a nível europeu sobre a permanência da Grécia no euro, haveria uma grande maioria a votar contra.

Juncker disse ainda, segundo o Der Spiegel, que a repetição das legislativas na Grécia, a 17 de Junho, "é a derradeira oportunidade" para Atenas.

Se não resultar das referidas eleições a formação de um governo que cumpra as condições da União Europeia, do Banco Central Europeu e do FMI, "será o fim", terá advertido o primeiro-ministro luxemburguês.

Na mesma reunião do eurogrupo, o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, sugeriu um referendo sobre a permanência da Grécia no euro, a realizar paralelamente às legislativas, sustenta ainda o der Spiegel.

O plano do referendo terá sido também proposto pela chanceler Angela Merkel, em conversa telefónica, na sexta-feira, com o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, segundo um porta-voz do executivo em Atenas, mas Berlim desmentiu a notícia.
Ver comentários
Saber mais Vítor Gaspar Der Spiegel Portugal Irlanda Grécia Europa
Outras Notícias