Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o quarto país da UE onde o Estado mais tempo demora a pagar

As administrações públicas portuguesas levam, em média, 139 dias a saldar as contas com os seus fornecedores. A directiva europeia que entra em vigor dentro de três dias fixa esse prazo em trinta dias. Só dois países o cumprem: Letónia e Finlândia.

Eva Gaspar egaspar@negocios.pt 13 de Março de 2013 às 17:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 10
  • ...

Portugal é o quarto país da União Europeia onde as administrações públicas mais tempo demoram a pagar aos seus fornecedores, indica o mais recente levantamento efectuado pela Eurochambres, confederação europeia de câmaras de comércio e de indústria.

 

Em média, as administrações públicas portuguesas levam 139 dias a saldar as contas com os seus fornecedores, revela o estudo divulgado nesta quarta-feira. Itália lidera a lista dos Estados mau-pagadores (180 dias), seguindo-se a Grécia (174) e a Espanha (160).

 

A directiva europeia, que entra em vigor dentro de três dias, fixa o prazo médio de pagamento em trinta dias. Esse prazo só é actualmente cumprido em dois países: Letónia e Finlândia.

 

No topo do “ranking” dos países bons pagadores surgem sobretudo países do Norte da Europa. A Suécia em terceiro lugar (35 dias), a Alemanha em quarto (36 dias) e a Dinamarca em quinto (37 dias).

 

Segundo a Eurochambres, em média o sector público europeu leva 65 dias a saldar as suas dívidas, sendo que esta média esconde amplas divergências entre o Norte (32 dias) e do Sul (162) do continente.

 

 

 

 

 

 

 

Ver comentários
Saber mais pagamento a fornecedores Eurochambres
Mais lidas
Outras Notícias