Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o terceiro país da UE onde importações menos cresceram até Agosto

O défice comercial português continua a ser o sexto maior da União Europeia, indicam os números divulgados pelo Eurostat.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 10:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O crescimento das importações em Portugal nos primeiros oito meses do ano foi o terceiro mais lento de toda a União Europeia.

As importações aumentaram 5% entre Janeiro e Agosto de 2011, subindo de 36,8 mil milhões de euros para 38,7 mil milhões, de acordo com o Eurostat, gabinete de estatísticas europeu. Apenas o Chipre tem um crescimento mais baixo neste período (1%). Já a Grécia registou uma diminuição de 19% das importações para o país.

Quanto às exportações, o avanço português foi de 16% (um valor que coloca o país no meio da tabela) para um total de 27,6 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que compara com 23,7 mil milhões registados no período homólogo.

Feitas as contas, Portugal apresentou no referido período um défice da balança comercial de 11,1 mil milhões de euros, o que representa uma quebra face aos 13,1 mil milhões alcançados nos primeiros nove meses de 2010.

O défice comercial nacional continua, ainda assim, a surgir como o sexto maior da União Europeia, atrás de Reino Unido, França, Espanha, Itália e Grécia. Já do lado dos excedentes (ou seja, mais exportações que importações) encontra-se a Alemanha, com 100,6 mil milhões de euros entre Janeiro e Agosto de 2011, muito acima dos saldos comerciais positivos da Holanda e da Irlanda.

Excedente comercial mais do que quadruplica na Zona Euro

Por sua vez, o Eurostat divulgou hoje também a primeira estimativa para o comércio da Zona Euro em Setembro de 2011.

O excedente da balança comercial da Zona Euro, grupo dos 17 países da união monetária, mais do que quadruplicou neste mês, subindo de 500 milhões de euros para 2,9 mil milhões de euros em termos homólogos.

Contudo, na União Europeia, constituída por 27 países, a primeira estimativa do gabinete de estatísticas aponta para um défice de 10,5 mil milhões em Setembro passado, inferior aos 13,9 mil milhões de euros atingidos no mesmo mês de 2010.

Ver comentários
Saber mais Portugal Eurostat comércio balança comercial défice comercial excedente comercial Portugal Alemanha
Mais lidas
Outras Notícias