Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é único país da Zona Euro em recessão técnica

Portugal é a única economia da Zona Euro em recessão técnica. A compilação das Contas Nacionais europeias divulgada hoje pelo Eurostat mostra que, pelo menos para já - os números da Grécia ainda não são conhecidos - a economia nacional é a única da união monetária em que o Produto está a contrair há pelo menos dois trimestres consecutivos.

Pedro Romano promano@negocios.pt 15 de Novembro de 2011 às 10:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
Segundo o Eurostat, que recapitula os números ontem avançados pelo INE, o PIB português caiu 0,4% no terceiro trimestre, depois de quebras de 0,5, 0,6 e 0,1% nos três trimestres anteriores.

A Zona Euro no seu conjunto avançou 0,2% em cadeia, tal como tinha sido previsto ainda há uma semana pela Comissão Europeia. A taxa de crescimento, que é semelhante à que se registou para a União Europeia a 27, repete o valor do trimestre anterior. Mas deve abrandar nos três meses seguintes, não sendo de excluir uma contracção do PIB.

Chipre e Holanda são as duas economias que, como Portugal, caíram no terceiro trimestre - mas escaparam à recessão técnica por terem conseguido crescer nos trimestres anteriores. O Eurostat não apresenta números para a Irlanda, Grécia, Luxemburgo, Malta e Eslovénia. Todos estes, á excepção da Grécia, conseguiram crescer no segundo trimestre.

À frente no "campeonato" do crescimento aparecem os países bálticos. Lituânia, Letónia e Estónia avançam entre 0,8 e 1,3% relativamente ao período anterior, recuperando algum do terrno perdido depois de recessões violentas que, nalguns casos, chegaram a corroer mais de 20% da riqueza de cada país.

A Alemanha também acelerou o passo, com um crescimento de 0,5% (0,3% no trimestre anterior). A França avançou apenas menos 0,1 pontos percentuais do que a economia germânica e Eslováquia cresceu 0,7%. Já a Espanha estagnou.
Ver comentários
Saber mais Portugal recessão técnica Zona Euro
Mais lidas
Outras Notícias