Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal vai receber 176,9 milhões de euros para programa de combate à pobreza

A Comissão Europeia deverá aprovar, no final desta semana, o programa operacional português para a utilização do novo Fundo de Auxílio às Pessoas mais Carenciadas (FEAD). O montante total do FEAD para o período de 2014-2020 é de 3,8 mil milhões de euros.

Negócios 16 de Dezembro de 2014 às 16:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Portugal deverá receber 176,9 milhões de euros a preços correntes para o período de 2014-2020 para apoiar o fornecimento de produtos alimentares e outros artigos para uso doméstico e de higiene básica aos mais carenciados no país. Este montante será complementado com 31,2 milhões de euros de recursos nacionais.

 

Até ao final desta semana, a Comissão Europeia deverá aprovar o programa operacional português para a utilização do novo Fundo de Auxílio às Pessoas mais Carenciadas (FEAD).

 

Em Portugal, o FEAD irá ser utilizado de forma idêntica ao anterior Programa da UE de Distribuição de Alimentos às Pessoas Mais Carenciadas (MDP), que forneceu, desde 2006, alimentos aos grupos mais carenciados da população.

 

A ajuda alimentar será complementada com bens essenciais, tais como produtos de higiene, vestuário, calçado e artigos escolares. Além disso, as organizações parceiras irão promover medidas de acompanhamento para incentivar a integração social dos mais carenciados.

 

Lançado em Janeiro de 2014, o Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAD) "é um símbolo preponderante da solidariedade europeia", segundo a Comissão Europeia, tendo como principal objectivo "quebrar o círculo vicioso da pobreza e da privação, através da prestação de assistência não financeira a alguns dos cidadãos mais vulneráveis da EU".

 

O montante do FEAD para o período de 2014 a 2020 é de 3,8 mil milhões de euros em termos reais.

 

(Notícia corrigida às 17h15, devido a um erro de informação por parte da Comissão Europeia. Inicialmente, a Comissão informou que o programa operacional português tinha sido aprovado esta terça-feira, tendo depois enviado um outro comunicado a informar que esse mesmo programa só deverá ser aprovado até ao final deste semana.)

 

 

Ver comentários
Saber mais Portugal Programa da UE de Distribuição de Alimentos Emprego Comissão Europeia Assuntos Sociais questões sociais pobreza política Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas
Mais lidas
Outras Notícias