Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses gastam menos neste Natal

Um estudo do IPAM revela que os portugueses gastam cerca de 373 euros neste Natal, um decréscimo de 22,7% face ao mesmo período do ano anterior.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 21 de Dezembro de 2010 às 13:36
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Segundo um estudo realizado entre 3 e 12 de Dezembro de 2010, pelo Instituto Português de Administração de Marketing com uma amostra de 316 indivíduos, os portugueses estão a gastar menos neste Natal.

Em 2009, os portugueses gastaram, em média, 490 euros sendo que, em 2010, o gasto médio é de 373 euros.De acordo com o estudo, 57,1% dos portugueses quer reduzir os gastos na quadra natalícia e apenas 6,2% pretende ser ‘mais generoso’ do que no ano passado. Quanto ao local onde pretendem adquirir os presentes a oferecer, 43% da população inquirida diz que pretende aliar o comércio tradicional com as grandes superfícies. Enquanto que, 40% restringe a procura pelas prendas de Natal nas grandes superfícies e apenas 8,6% utiliza o comércio tradicional.

De acordo com estudo a que o Negócios teve acesso, as crianças são quem mais beneficiará este Natal, seguido dos cônjuges e por fim, os pais, os irmãos e outros familiares.

A prenda de eleição para os mais novos é, de acordo com o estudo, roupa e sapatos, seguido de jogos educativos para crianças até 12 anos e livros para crianças acima dos 12 anos. No caso dos adultos, a escolha recaí também sobre o vestuário e o calçado seguido e de perfumes e produtos de cosmética.
Ver comentários
Saber mais natal gastos
Mais lidas
Outras Notícias