Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial invertem tendência e aceleram em Janeiro

Após um desaceleramento em Dezembro e em Novembro, o índice de preços na produção industrial acelerou em Janeiro.

Andreia Major amajor@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2012 às 11:35
  • Partilhar artigo
  • ...
O índice de preços na produção industrial aumentou 4,6% em Janeiro, face ao período homólogo, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Dezembro registou-se uma variação de 4,4%.

Quanto à variação mensal, o índice de preços na produção industrial passou de 0,1% em Dezembro de 2011 para 2,3% em Janeiro de 2012. Em Janeiro de 2011 o índice tinha variado 2,1%.

“Esta evolução foi determinada pelo comportamento do agrupamento de Energia, que passou de uma taxa de variação de -0,4% em Dezembro para 6,5% em Janeiro (4,6% no período homólogo)”, revela o INE.

Este agrupamento apresentou também o contributo mais relevante para a variação do índice agregado, de 2,1 pontos percentuais.

“Todas as secções registaram em Janeiro taxas de variação mensais superiores às observadas em Dezembro”, continua o relatório.

O contributo mais relevante para a variação do índice agregado foi dado pela secção de Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, de 1,5 pontos percentuais, associado a uma variação mensal de 9,0%, e de 4,8% no mesmo mês do ano anterior.
Ver comentários
Saber mais Indústria índice de preços produção industrial subida Dezembro Janeiro
Outras Notícias