Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Preços dos automóveis em Portugal registam maior aumento na Europa

O preço dos automóveis em Portugal registou a maior aumento de todos os países da Europa, com uma subida de 7,9% em 12 meses, face à média europeia de 3,9%, sobretudo devido aos impostos mais elevados, de acordo com o mais recente estudo da Pricewaterhous

Paulo Moutinho 01 de Setembro de 2005 às 15:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O preço dos automóveis em Portugal registou a maior aumento de todos os países da Europa, com uma subida de 7,9% em 12 meses, face à média europeia de 3,9%, sobretudo devido aos impostos mais elevados, de acordo com o mais recente estudo da PricewaterhouseCoopers e da eurocarprice.com.

O mercado automóvel em Portugal continua a crescer à média de 4,1% ao ano, impulsionado pelas vendas dos veículos a diesel, que estão a crescer 31% por ano, ao passo que as vendas dos carros a gasolina estão a decrescer 20%. Portugal é um dos países onde as vendas de modelos a diesel mais cresceu, a par da Hungria e Noruega com 54% e 45%, respectivamente.

De acordo com o estudo, os preços médios dos automóveis em Portugal, aumentaram 7,9%, quando comparado Junho deste ano com o mesmo mês do ano passado. Este é o valor mais elevado entre os países analisados e compara com os 3,9% da média europeia.

O custo médio dos carros na Europa está a crescer mais rapidamente do que há um ano. As razões desta aceleração residem na crescente popularidade dos modelos a diesel, com europeus estão a comprar mais automóveis a diesel (12,8%) e menos com motores a gasolina (-6,6%), ao mesmo tempo que os preços dos diesel estão a aumentar (4,5%) de forma mais rápida que os dos veículos a gasolina (3,4%).

Segundo Carlos Lourenço, «partner» da PricewaterhouseCoopers «neste momento, os modelos a diesel representam já cerca de metade de todos os automóveis vendidos na Europa e não existe nenhum sinal de abrandamento na evolução desta tendência. Normalmente, os construtores cobram um extra pelos modelos a diesel face às versões a gasolina, pelo que o aumento das vendas dos Diesel vai ter reflexos positivos nas suas receitas totais».

Em Portugal as vendas de carros de luxo sobem e os preços descem

Na gama baixa, que representa 37% do mercado nacional, os preços estão a descer 8,1% e as vendas dos monovolumes e dos SUV (Sport Utility Vehicle) estão a crescer 34,3% e 22,1%, respectivamente, seguindo a tendência da Europa.

O mercado de carros de luxo registou o maior aumento em volume de vendas de 27,2%, superior à media europeia (18,3%), com os preços a descerem 11,9% contrariando a tendência europeia de subida, com uma média de 3,7%.

Os preços médios afixados em Portugal estão actualmente 15% acima da média europeia, sobretudo devido aos impostos mais elevados.

Perspectiva de outros mercados

O mercado automóvel mais caro é o da Dinamarca onde os preços dos carros novos são 94% superiores à média da zona euro, devido à elevada carga fiscal, embora os preços antes de impostos sejam geralmente inferiores aos de outros países. O mais barato é o da República Checa com 8% abaixo da média.

Em Espanha o volume de vendas cresceu 5,6%, com os preços a subir abaixo da media europeia nos 3,8%. As duas maiores economias europeias, França e Alemanha , registam subidas de 1,9% e 1,2%, respectivamente, com aumentos de preços inferiores à média.

Ver comentários
Outras Notícias