Política Presidente italiano mandata Conte para formar Governo

Presidente italiano mandata Conte para formar Governo

Depois de um dia de reuniões entre Sergio Mattarella com os líderes do 5 Estrelas e do Partido Democrático, o presidente italiano decidiu mandatar Giuseppe Conte - que se tinha demitido na semana passada - para formar novo Governo.
Presidente italiano mandata Conte para formar Governo
Reuters
Gonçalo Almeida 28 de agosto de 2019 às 19:32
O presidente de Itália, Sergio Mattarella, decidiu dar poder ao ex-primeiro ministro do país Giuseppe Conte, que tinha abandonado o cargo no passado dia 20, para formar um novo governo transalpino com apoio da coligação formada pelos partidos 5 Estrelas (anti-sistema) e Partido Democrático (centro-esquerda).

Esta decisão de Mattarella surge após um dia de reuniões com os principais partidos italianos, nomeadamente os encabeçados por Luigui Di Maio (5 Estrelas) e Nicola Zingaretti (PD).

Após o encontro com o presidente transalpino, Di Maio disse aos jornalistas que estava interessado naquilo que fosse melhor para o país, "e não para mim", dando a entender que a decisão de manter Giuseppe Conte como primeiro-ministro seria confirmada pelo presidente do país. 

Também Zingaretti tinha mostrado confiança num acordo, tendo adiantado após a reunião com Mattarella  que "explicámos ao Presidente que aceitamos a proposta do 5 Estrelas para indicar o novo primeiro-ministro". 

Hoje, os juros da dívida italiana afundaram em todas as maturidades e atingiram mesmo um novo mínimo histórico no prazo a dez anos, abaixo de 1%, devido à hipótese de um acordo entre todas as partes estar iminente. 


(notícia atualizada às 19:58)




pub

Marketing Automation certified by E-GOI