Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente do Bundesbank afirma que políticos devem decidir caminho da União Monetária

O Presidente do Bundesbank (Banco Central da Alemanha), Jens Weidmann, disse hoje que os responsáveis políticos europeus devem decidir qual a direcção que a União Monetária irá seguir.

Andreia Major amajor@negocios.pt 18 de Novembro de 2011 às 12:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
No Vigésimo Congresso Europeu da Banca, realizado em Frankfurt, Jens Weidmann considerou que existem duas opções que podem conduzir a uma estrutura economicamente sustentável e consistente para a União Monetária, segundo o “Cinco Días”.

“A primeira seria voltar aos princípios fundadores, que são levar a sério a responsabilidade dos Estados Membros individuais em assuntos de política económica e orçamental”, disse Weidmann.

O Presidente do Bundesbank acrescentou que “para esta opção seria necessário fortalecer a actual estrutura, de forma a que realmente assegure incentivos suficientes para umas finanças públicas saudáveis”.

A segunda opção implicaria uma mudança maior e fundamental na estrutura federal da União Europeia, e implicaria uma transferência significativa de responsabilidades nacionais ao nível europeu, em concreto em assuntos orçamentais, de acordo com o “Cinco Días”.

No caso dos governos nacionais não cumprirem com as leis estritas do défice e do endividamento, terão de delegar a sua soberania à Europa, pelo menos temporariamente, segundo o Presidente do Bundesbank.

Ver comentários
Saber mais Jens Weidmann Bundesbank União Monetária governos
Outras Notícias