Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente do Eurogrupo apoia propostas de Sarkozy

"Apoio completamente as propostas que são apresentadas pela França" nesta matéria, com vista a serem apresentadas na cimeira do G20, disse Jean-Claude Juncker, à chegada ao encontro de hoje em Bruxelas.

Negócios com Lusa 02 de Setembro de 2009 às 11:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, apoiou hoje a proposta francesa para limitar internacionalmente a concessão de bónus associados às remunerações dos gestores dos bancos.

"Apoio completamente as propostas que são apresentadas pela França" nesta matéria, com vista a serem apresentadas na cimeira do G20, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, disse aos jornalistas o líder dos ministros das Finanças da zona euro à chegada hoje a Bruxelas para uma reunião com os seus homólogos.

Na semana passada, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou a intenção de propor junto dos seus parceiros do G20 a limitação de bónus bancários a nível internacional, na cimeira que decorre entre 24 a 25 de Setembro.

Esta posição seguiu-se ao anúncio pela França de medidas que visam limitar estes prémios e que foram aceites pelo sector bancário neste país. No entanto, numerosos banqueiros consideram que esta medida será ineficaz se for apenas aplicada a nível nacional, sendo necessário que seja seguida a nível internacional pelos principais países.

A proposta francesa é também apoiada pela Alemanha e pela Comissão Europeia (CE), mas o Reino Unido e os Estados Unidos são os mais reservados.

Os ministros das Finanças europeus estão hoje reunidos, em Bruxelas, para tentarem alcançar uma posição comum na cimeira do G20, que deverá permitir discutir novas medidas para disciplinar os mercados financeiros e reencontrar o caminho do crescimento económico.
Ver comentários
Outras Notícias