Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente italiano volta a reunir-se com partidos após Bersani falhar

Pier Luigi Bersani não conseguiu acordo para formar um Governo maioritário. Giorgio Napolitano vai assim voltar a reunir-se com os partidos políticos na sexta-feira.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 28 de Março de 2013 às 19:11
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

Napolitano vai “avaliar pessoalmente os desenvolvimentos possíveis” em termos políticos, revelou Donato Marra, presidente da secretaria-geral da Presidência italiana, citado pelas agências internacionais.

 

"As discussões [com as restantes formações políticas] não resultaram", declarou Bersani aos jornalistas, após um encontro com o presidente italiano Giorgio Napolitano, de acordo com a Lusa.

 

Napolitano deu a Bersani uma semana para tentar reunir consenso e constituir um Governo maioritário. Contudo, sem efeito, uma vez que não conseguiu gerar acordo, com o movimento 5 Estrelas, liderado pelo humorista Beppe Grillo, a recusar fazer alianças. Beppe Grillo tem excluído a possibilidade de acertar agulhas com outros partidos, defendendo que ele próprio deve liderar o rumo do país. Também Silvio Berlusconi ficou de fora da equação, pelo que Bersani não conseguiu formar um Governo maioritário.

 

Donato Marra revelou ainda que os encontros vão começar já na sexta-feira, dia 29 de Março.

 

As eleições italianas decorreram no final de Fevereiro, sem que algum partido ou coligação tenha conseguido alcançar uma maioria governativa. Após uma primeira fase de conversações, o presidente de Itália deu a Bersani a missão de conseguir reunir uma coligação suficientemente forte para ter maioria parlamentar. Uma semana depois, foi sem surpresa que foi anunciado a ausência de consenso.

Ver comentários
Saber mais Itália Bersani Napolitano Berlusconi
Mais lidas
Outras Notícias