Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pressão de Trichet leva Euribor a subir pela quarta sessão

As taxas interbancária apreciam na generalidade dos prazos e prolongam a subida de ontem, ainda a reflectir as declarações de Trichet acerca do controlo da inflação.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 10:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A taxa de um mês subiu 0,5 pontos base para 0,776% e a Euribor três meses progrediu 0,3 pontos base para 1,012%, naquela que é a sua quarta sessão consecutiva de ganhos.

A Euribor seis meses ascende cinco pontos base para 1,254%, sendo esta a quinta sessão de subida e a taxa de nove meses sobe sete pontos base para 1,408%. A Euribor 12 meses sobe 0,8 pontos base para 1,552%.

As taxas que os bancos cobram para se financiarem mutuamente está a subir desde a semana passada, quando o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse que a autoridade monetária se preocupa sobretudo em manter a inflação sob controlo. O BCE considera adequada uma taxa de inflação de 2%.

Nessas declarações Trichet quis recordar que o seu mandato não é o de promover o crescimento económico mas sim assegurar a estabilidade de preços na Zona Euro. As suas estimativas apontam para uma subida dos preços ao longo de 2011 e a sua moderação lá mais para o final de 2011.

O responsável disse mesmo que não se compromete em não subir os juros de referência para a Zona Euro, restaurando um discurso que não era ouvido desde o início da crise.a
Ver comentários
Outras Notícias