Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Primeira Loja de Exportação em Portugal vai ser criada em Leiria

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou, sábado à noite, que a primeira de uma rede de 14 Lojas de Exportação a criar no país vai ser instalada em Leiria.

Lusa 10 de Janeiro de 2010 às 16:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
O primeiro-ministro José Sócrates anunciou, sábado à noite, que a primeira de uma rede de 14 Lojas de Exportação a criar no país vai ser instalada em Leiria. O anúncio foi feito num jantar com cerca de 200 empresários de vários sectores de actividade do distrito, que decorreu na Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), no âmbito da iniciativa “Governo Presente” e no qual participaram quatro ministros e vários secretários de Estado.

As Lojas de Exportação são uma das medidas do Pacto para a Internacionalização que integra igualmente o Conselho para a Promoção da Internacionalização, presidido por Francisco van Zeller, que tomou posse sábado.

O ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento, Vieira da Silva, disse à Agência Lusa que o objectivo é instalar as Lojas de Exportação no primeiro trimestre deste ano.

“O que se trata é de serviços públicos que, de alguma forma, fazem a fusão dos serviços que hoje o IAPMEI faz, um pouco disseminado por todo o país, e a AICEP, mais voltada para a exportação e mais centrada em Lisboa e no Porto”, explicou Vieira da Silva.

O governante adiantou que o objectivo destes espaços é “facilitar o contacto mais directo de pequenas e médias empresas que têm uma pequena quota da sua produção exportadora ou querem começar a exportar”.

Segundo o ministro, através das lojas, que juntam as competências do IAPMEI e do AICEP, os empresários passam a estar “em contacto com as instituições públicas que lhes podem dar apoio”.

“As lojas são uma ferramenta de trabalho de toda esta estratégia em que pretendemos ajudar a economia portuguesa a exportar mais e melhor”, acrescentou.

Vieira da Silva justificou a escolha de Leiria para a abertura da primeira Loja de Exportação porque “é uma região que tem um conjunto diversificado de segmentos exportadores, uma região que está cada vez mais a afirmar-se como uma região exportadora e que tem, por outro lado, empresários com experiência nos mercados externos”.

O ministro referiu ainda que Leiria “é uma região com dinamismo empresarial e económico que sempre teria que ter aqui um dos pólos desta rede nacional que pretendemos construir”.

O presidente da direcção da NERLEI, Ribeiro Vieira, afirmou que se trata de uma “dupla satisfação”: a formalização do Conselho para a Promoção da Internacionalização decorreu em Leiria, onde também vai ser aberta a primeira Loja de Exportação.

“Acho que Leiria está de parabéns porque foi formalizada a formação do Conselho para a Promoção da Internacionalização aqui, o que é sinal de algum reconhecimento por aquilo que é o tecido empresarial da região no que respeita à produção de bens e serviços exportáveis e também à dinâmica empresarial da região”, declarou Ribeiro Vieira, manifestando o desejo de que a loja de Leiria seja instalada na NERLEI.

Ver comentários
Outras Notícias