A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro diz desemprego será pior problema de 2004

O primeiro-ministro, Durão Barroso, apesar de estar esperançado quanto ao início da retoma económica já no próximo ano, avisa os portugueses para estarem preparados para o desemprego, que será, no seu entender, «o pior de todos os problemas.

Tânia Ferreira tf@negocios.pt 30 de Dezembro de 2003 às 14:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O primeiro-ministro, Durão Barroso, apesar de estar esperançado quanto ao início da retoma económica já no próximo ano, avisa os portugueses para estarem preparados para o desemprego, que será, no seu entender, «o pior de todos os problemas».

O primeiro-ministro, Durão Barroso, reiterou hoje a mensagem de confiança quanto à viragem da economia em 2004. «Os portugueses podem esperar que a recuperação económica comece em 2004 de forma lenta e gradual, mas segura», disse hoje o governante à margem da assinatura do contrato de investimento da Autoeuropa com o Estado.

Dada a conjuntura internacional, o primeiro-ministro receia que «a retoma possa, no entanto, não sentir-se imediatamente nos níveis de consumo das pessoas».Além disso, o desemprego irá manter-se em níveis elevados, podendo mesmo vir a subir. Em Outubro, a taxa de desemprego em Portugal atingia os 6,9%.«É o problema mais grave que temos pela frente», alertou Durão.

Pior já passou

Ainda assim, Durão Barroso, tranquiliza os portugueses dizendo que «o pior já passou, pois a nossa economia está preparada para recuperar», dando como exemplo o projecto de investimento de 600 milhões que o grupo Volkswagen vai fazer na fábrica de Palmela, dos quais 440 milhões já em 2004.

«A Autoeuropa faz uma grande aposta no nosso país, o que mostra que é possível garantir em Portugal condições de competitividade», conclui o primeiro-ministro.

No debate do Orçamento para 2004, Durão Barroso tinha afirmado que o nível de emprego só iria começar a crescer de forma sólida, a partir de 2006.

Ver comentários
Outras Notícias