Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial em Portugal entra em terreno positivo em Março

Produção das fábricas portuguesas subiu 0,8% em Março, no primeiro aumento homólogo desde pelo menos o mesmo mês do ano passado, sinalizando uma recuperação deste sector da economia portuguesa.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 30 de Abril de 2013 às 11:30
  • Partilhar artigo
  • ...

A produção industrial em Portugal registou uma subida de 0,8% em Março, naquela que foi a primeira variação homóloga desde pelo menos Março do ano passado, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta terça-feira.

 

A subida homóloga de Março ganha significado por representar uma inversão da tendência verificada há largos meses, marcados por quedas homólogas acentuadas. Em Fevereiro deste ano o índice que mede a produção industrial tinha recuado 1,1%, sendo que nos meses anteriores as quedas eram ainda mais intensas, tendo superado os 5% nos meses de Abril e Maio do ano passado.

 

Na comparação mensal, Março contra Fevereiro deste ano, a produção industrial subiu 5,2%, no aumento mais intenso desde Outubro do ano passado.  Já a variação média dos últimos 12 meses permanece em terreno negativo (-3,7%), embora com uma queda menos acentuada do que a verificada nos últimos meses (só em Março passado foi inferior: -3,4%).

 

No acumulado do primeiro trimestre, a produção industrial caiu 0,5%, o que compara com a descida de 4% verificada no último trimestre de 2012.

 

Segundo o INE, para a subida homóloga de Março contribuiu o agrupamento de energia, que aumentou 4,5%. Sem o contributo deste agrupamento, a variação homóloga do índice de produção industrial foi negativa em 4,3%.

   

Ver comentários
Saber mais Produção industrial INE
Outras Notícias