União Europeia Produção industrial regista a segunda maior queda na Europa

Produção industrial regista a segunda maior queda na Europa

A produção industrial em Portugal registou, em Junho, uma queda de 2,8% face ao mês anterior. Esta foi a segunda maior contracção na União Europeia, apenas superada pela registada pela Holanda.
Produção industrial regista a segunda maior queda na Europa
Ana Luísa Marques 13 de agosto de 2013 às 11:12

A produção industrial em Portugal registou uma queda mensal de 2,8% em Junho, divulgou esta terça-feira o instituto de estatística europeu (Eurostat).

 

Esta queda segue-se ao ganho mensal de 5,5% registado em Maio e foi a segunda maior na União Europeia. Só a Holanda registou uma queda mais acentuada, com a sua produção industrial a cair 4,1% em Junho.

 

Os dados homólogos indicam que a produção industrial em Portugal cresceu 2,2% quando comparada com o mesmo mês de 2012.

 

Produção industrial na Zona Euro cresce menos do que o previsto

 

No conjunto dos 17 países do euro, a produção industrial registou uma subida de 0,7% face a Maio, mês em que caiu 0,2%.

 

O desempenho de Junho ficou, ainda assim, abaixo das previsões dos economistas contactados pela agência Bloomberg, que apontavam para uma subida de 1%.

 

A maior subida registou-se na Irlanda, onde a produção industrial cresceu 7,8% face a Maio de 2013, mês em que tinha caído 2,1%.   

 

No conjunto dos 28 países da União Europeia, a produção industrial cresceu 0,9% em Junho, após uma queda de 0,4% em Maio. 

 

Face ao mesmo mês de 2012, a produção industrial cresceu, em Junho, 0,3% na Zona Euro e 0,4% na União Europeia. Na região do euro, há 20 meses consecutivos que a produção industrial estava em queda.

 

(Notícia actualizada às 12h25)   




Marketing Automation certified by E-GOI