Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial aumenta 0,4% nos EUA

A produção industrial nos Estados Unidos da América aumentou pela terceira vez em quatro meses em Julho, impulsionada por equipamentos para empresas, nomeadamente computadores e semicondutores, num sinal de aceleração da economia depois de um abrandamento

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 17 de Agosto de 2004 às 15:21
  • Partilhar artigo
  • ...

A produção industrial nos Estados Unidos da América aumentou pela terceira vez em quatro meses em Julho, impulsionada por equipamentos para empresas, nomeadamente computadores e semicondutores, num sinal de aceleração da economia depois de um abrandamento no segundo trimestre.

A subida de 0,4% na produção das fábricas, minas e «utilities» do país segue-se a uma queda de 0,5% em Junho, divulgou a Reserva Federal dos Estados Unidos da América.

Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam que o índice tivesse crescido 0,5%.

A proporção da capacidade industrial em utilização aumentou para 77,1% contra 76,9% do mês anterior.

Os investimentos das empresas contribuíram mais para o crescimento no segundo trimestre do que os gastos dos consumidores – a primeira vez que o equilíbrio destas forças registou uma alteração desde o primeiro trimestre de 1995.

Essa procura nos negócios continuou em Julho, ajudando a economia a compensar o abrandamento dos gastos de consumo e um ritmo fraco de crescimento que o presidente da Fed, Alan Greenspan, sugeriu ir começar em breve, explicaram os economistas consultados pela agência noticiosas norte-americana.

Pelo segundo mês consecutivo, a produção total foi limitada por declínios na produção de «utilities» uma vez que o tempo extraordinariamente frio deste Verão reduziu a procura por ar condicionado. A produção de electricidade e gás caiou 2% no mês passado, depois de ter já registado uma quebra de 2,6% em Junho, de acordo com os dados da Fed, hoje divulgados.

Outras Notícias