Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial diminui 3,6% em Setembro

A produção industrial em Portugal diminuiu 3,6% em Setembro quando comparada com igual período de 2003, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 02 de Novembro de 2004 às 11:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A produção industrial em Portugal diminuiu 3,6% em Setembro quando comparada com igual período de 2003, devido às descidas registadas nos agrupamentos de «energia» e de «bens intermédios», revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, em termos homólogos e «apesar do incremento de 11,8 pontos percentuais relativamente à variação observada em Agosto, voltou a ser a secção de ‘produção e distribuição de electricidade, gás e água’» – com uma queda de 9,1% – que «mais influenciou a descida de 3,6% observada no índice geral».

Este decréscimo «ficou a dever-se aos contributos negativos» dos Grandes Agrupamentos Industriais de «energia» (diminuição de 1,1 pontos percentuais) e de «bens intermédios» (menos 1,9 pontos percentuais), que registaram variações homólogas de 7,6% e de 4,5%, respectivamente, explica o INE.

Em relação ao mês anterior, a produção industrial aumentou 4,4% influenciada pelas secções de «produção e distribuição de electricidade, gás e água» e de «indústrias transformadoras» que subiram 12,7% e 3,7%, respectivamente.

A secção de «indústrias extractivas» «inverteu a variação mensal positiva de 11,2%, observada em Agosto», uma vez que diminuiu 10,2%.

Por Grandes Agrupamentos Industriais o INE regista os incrementos de 22,7 e de 13,1 pontos percentuais observados nos «bens de Investimento» – que subiu 13,5% – e «Energia», que avançou 7,9%.

Outras Notícias