A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial na Zona Euro sobe em Fevereiro

A produção industrial nos doze países que partilham o euro subiu em Fevereiro ao ritmo mais elevado dos últimos 19 meses, sinalizando que a economia da Zona Euro está a fortalecer-se, à medida que o Banco Central Europeu se prepara para aumentar as taxas

Paulo Moutinho 01 de Março de 2006 às 09:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A produção industrial nos doze países que partilham o euro subiu em Fevereiro ao ritmo mais elevado dos últimos 19 meses, sinalizando que a economia da Zona Euro está a fortalecer-se, à medida que o Banco Central Europeu se prepara para aumentar as taxas de juro.

O índice da produção industrial subiu para os 54,5 pontos em Fevereiro, dos 53,5 pontos verificados no mês anterior, acima dos 54,1 pontos estimados por um painel de 38 economistas consultados pela Bloomberg. Uma leitura acima dos 50 pontos indica expansão da economia, abaixo significa recessão.

A economia da Zona Euro está a fortalecer-se à medida que o crescimento através das exportações começa a aumentar os gastos dos consumidores, dando ao BCE margem para aumentar a taxa de juro de referência na reunião de amanhã.

A autoridade monetária subiu o preço do dinheiro, pela primeira vez em cinco anos, no mês de Dezembro para os 2,25%. Segundo um painel de 48 economistas consultados pela agência Bloomberg, Jean-Claude Trichet deverá subir a taxa de referência para os 2,5% na reunião de amanhã.

A confiança entre os empresários e os consumidores europeus subiu para o nível mais elevado dos últimos cinco anos em Fevereiro, segundo os dados divulgado ontem pela Comissão Europeia.

Mais lidas
Outras Notícias