Economia Produção na construção em Portugal teve a maior queda da Zona Euro em Junho

Produção na construção em Portugal teve a maior queda da Zona Euro em Junho

A produção na construção desceu 2,3% na Zona Euro em Junho face a período homólogo, devido às quebras na construção de edifícios (-2%) e no segmento de engenharia civil (-3,4%).
Produção na construção em Portugal teve a maior queda da Zona Euro em Junho
Reuters
André Cabrita-Mendes 20 de agosto de 2014 às 11:19

Portugal registou em Junho a maior queda homóloga da Zona Euro na produção no sector da construção. A construção nacional recuou 10,3% durante este mês face ao período homólogo, segundo os dados divulgados pelo Eurostat esta quarta-feira, 20 de Agosto.

 

Portugal superou assim a média da Zona Euro que recuou 2,3% em Junho, devido às quebras na construção de edifícios (-2%) e no segmento de engenharia civil (-3,4%).

 

Incluindo os países da União Europeia, a queda portuguesa só é superado pela da Roménia que desceu 13,1%. Destaque também para as descidas da Eslováquia (-5%) e da Holanda (-3,5%). Já os maiores aumentos tiveram lugar na Eslovénia (28,7%), Hungria (9,8%), Polónia (8%) e Espanha (6,8%).

 

Nos países da União Europeia a produção na construção recuou 0,5% em Junho. Isto deveu-se às descidas na construção de edifícios (-2%) e no segmento de engenharia civil (-3,4%).

 

Olhando para os dados do segundo trimestre face ao período homólogo, Roménia e Portugal continuam a liderar as quedas com descidas de 10,2% e 10,1% respectivamente. Durante este período, as maiores subidas ocorreram na Eslovénia (38,2%) e em Espanha (34%).

 

Analisando por variação mensal, a produção na construção na Zona Euro caiu 0,7% em Junho face a Maio, causada pelos recuos na construção de edifícios (-0,9%) e no segmento de engenharia civil (-0,5%).

 

Entre Maio e Junho, as maiores quedas tiveram lugar na Hungria (-7,5%), Espanha (-2,9%), Roménia (-2,6%) e Eslováquia (-2,3%). Já os maiores aumentos ocorreram na Polónia (2,7%), Alemanha (1,2%), República Checa e Reino Unido (ambos com 1,1%). Portugal desceu 1,6%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI