Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial cai em Junho com Alemanha a dar sinais de abrandamento

Este dado é o terceiro esta semana que aponta para um abrandamento da maior economia da Europa, à medida que a crise de dívida soberana prejudica a procura pelos produtos da Alemanha.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 11:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...
A produção industrial na Alemanha deslizou 0,9% em Junho face ao mês anterior, período em que tinha avançado 1,7%, anunciou hoje o Ministério da Economia, citado pela Bloomberg.

Os economistas consultados pela agência noticiosa norte-americana aguardavam uma queda de 0,8%. Em termos homólogos, a produção industrial caiu 0,3%.

Este dado é o terceiro esta semana que aponta para um abrandamento da maior economia da Europa, à medida que a crise de dívida soberana prejudica a procura pelos seus produtos. As encomendas às fábricas deslizaram duas vezes mais do que o esperado pelos economistas em Junho e as exportações também abrandaram.

Enquanto o Bundesbank estimou, no mês passado, um crescimento económico moderado no segundo trimestre, a actividade industrial está a contrair e a confiança dos empresários caiu pelo terceiro mês consecutivo, em Julho.

“A crise chegou à Alemanha”, considera um analista do ABN Amro consultado pela Bloomberg, que acrescenta que “ao mesmo tempo que a economia alemã continua a ter um comportamento acima da zona euro, a crise vai continuar a retrair os gastos quer dos empresários quer das famílias na Europa e a economia mundial terá altos e baixos, também”.

Ver comentários
Outras Notícias