Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial nos EUA sobe acima do esperado

Ritmo do avanço do índice industrial ISM é o mais elevado em seis meses. Dados da Índia, China e EUA mostram momento positivo da indústria global.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 03 de Janeiro de 2012 às 15:50
  • Partilhar artigo
  • ...
Depois da China e da Índia, foi a vez de os Estados Unidos da América divulgarem também uma expansão na produção industrial.

O índice industrial do Institute for Supply Management (ISM) avançou de 52,7, em Novembro, para 53,9 no mês seguinte, o que surpreendeu os economistas. Segundo a sondagem feita pela Bloomberg, as previsões apontavam para uma expansão de 53,5 (acima de 50 é sempre considerado expansão).

De acordo com a agência, este foi o maior ritmo de expansão em seis meses, dinamizado pelo crescimento da produção e das encomendas.

A expectativa é de que os ganhos com as vendas nas férias de Natal possam contribuir para o fortalecimento do sector industrial em 2012.

Hoje, a China e a Índia já tinham divulgado os índices de actividade industrial. Na Índia, este índice cresceu ao ritmo mais elevado em seis meses. Já na China o índice surpreendeu os economistas, ao assinalar uma expansão, depois da retracção no mês anterior.

A divulgação destes dados da produção industrial está a impulsionar o comportamento positivo das bolsas mundiais. Aliás, o anúncio do índice ISM nos EUA já levou a uma extensão dos ganhos nas praças europeias.
Ver comentários
Saber mais produção industrial Estados Unidos EUA ISM Institute for Supply Management
Outras Notícias