Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produtores de gás natural criam organização de exploração e produção conjunta

A Rússia, o Irão e o Qatar, países que detém mais de metade da produção de gás natural mundial, concordaram em formar uma organização para exploração a produção conjunta.

Lara Rosa lararosa@negocios.pt 21 de Outubro de 2008 às 17:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Rússia, o Irão e o Qatar, países que detém mais de metade da produção de gás natural mundial, concordaram em formar uma organização para exploração e produção conjunta.

“Acordámos em criar um comité técnico e uma das suas missões será rever alguns projectos que possam ser implementados de uma forma trilateral” afirmou Alexei Miller, presidente executivo da Gazprom, depois de ter estado reunido com os ministros do Petróleo do Irão e do Qatar, Gholamhossein Nozari e Abdullah bin Hamad al-Attiyah, segundo a Bloomberg.

“Hoje foram feitas grandes decisões” afirmou Nozari, que acrescentou que “existe um consenso em criar esta organização, e em preparar a sua constituição para a próxima reunião dos ministros”, de acordo com a agência noticiosa norte-americana.

Os EUA e os representantes europeus já se tinham mostrado contra a iniciativa de criar uma “OPEP para o gás” uma vez que consideram que esta organização vai controlar as oferta e os preços.

Sobre esta questão, o governo russo afirmou que a cooperação estreita com outros produtores de gás no Fórum dos Países Exportadores de Gás tem como objectivo definir a oferta presente e futura.

Ver comentários
Outras Notícias