Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Progressos no sector industrial animam Paris

O governo francês confia que a recuperação registada na produção industrial no terceiro trimestre deste ano vai ter reflexos positivos no crescimento do PIB no trimestre.

António Larguesa alarguesa@negocios.pt 11 de Novembro de 2009 às 09:04
  • Partilhar artigo
  • ...
O governo francês confia que a recuperação registada na produção industrial no terceiro trimestre deste ano vai ter reflexos positivos no crescimento do PIB no trimestre.

Numa entrevista à rádio francesa RMC, o ministro da Indústria, Christian Estrosi, disse acreditar que a progressão do Produto no terceiro trimestre (dados que serão divulgados a 13 de Novembro) vai ultrapassar 1%. Entre Abril e Junho, a economia havia crescido 0,3%.

Segundo dados divulgados hoje pelo Insee, o instituto de estatísticas francês, a produção nas fábricas e nos serviços públicos nos três meses terminados em Setembro disparou para 2,9%, depois da quebra (-0,6%) registada no segundo trimestre.

Na base deste foco de recuperação estará o sector automóvel, que em termos homólogos aumentou a produção em 21% no trimestre e que está a beneficiar dos incentivos governamentais atribuídos por toda a Europa à venda de veículos. Os sinais de que a procura global está a aumentar as encomendas e as exportações está também a animar Paris.

Apesar da expectativa de melhoria nos indicadores de crescimento, “eles não mostram uma recuperação em termos de empregos”, reconheceu Estrosi, sobre o impacto mais lento da retoma no mercado de emprego. De acordo com os últimos dados oficiais, referentes ao segundo trimestre, a taxa de desemprego em França foi de 9,5%, a mais elevada em três anos.

Ver comentários
Outras Notícias