Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem dá liderança mais destacada ao PS

A última sondagem da Eurosondagem registou uma completa inversão nas tendências registadas por esta empresa nos inquéritos de Março. PS e BE sobem enquanto o PSD, o CDS e a CDU caem em Abril depois de terem verificado subidas no mês anterior.

Bruno Simão/Negócios
David Santiago dsantiago@negocios.pt 11 de Abril de 2014 às 13:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 139
  • ...

Se as eleições legislativas fossem hoje o Partido Socialista seria vencedor com mais votos do que os actuais partidos que compõem a coligação de Governo. Na última sondagem da Eurosondagem para a SIC e o “Expresso” o PS sobe 0,7 pontos percentuais para 37,3% das intenções de voto.

 

A coligação de Governo perde 1,7 pontos e afasta-se dos socialistas. Estes dados mostram que relativamente aos resultados nas legislativas de 2011 os dois partidos perdem 17 pontos. O PSD alcança 25,2% ao descer 1,4 pontos face a Março, enquanto o CDS atinge 8,1% o que representa uma queda de 0,3 pontos face ao último inquérito da Eurosondagem.

 

Os partidos de Passos Coelho e Paulo Portas juntos conseguem 33,3% das intenções de voto, quatro pontos percentuais abaixo da marca alcançada pelo força política liderada por António José Seguro.

 

À esquerda regista-se uma troca de tendências: BE sobe e a CDU perde terreno. Os bloquistas recuperam 0,6 pontos para 7,5% das intenções de voto e a CDU perde 0,2 pontos para 10,9%. Mesmo assim a CDU vê consolidada a terceira posição enquanto a terceira força política mais representativa.

 

Popularidade

 

Quanto à popularidade esta sondagem é positiva para os principais actores políticos do país. O destaque, tal como na sondagem de Março, vai novamente para o Presidente da República Cavaco Silva. Embora, desta feita, pela negativa uma vez que Cavaco Silva perde 2,2 pontos depois de nos últimos inquéritos ter vindo a recuperar em termos de popularidade.

 

O líder do PS António José Seguro sobe 2,7 pontos e continua a ser o líder político melhor avaliado pelos portugueses. Jerónimo de Sousa, líder do PCP, avança 1,6 pontos e aproxima-se do presidente do CDS, Paulo Portas, que também registou uma variação positiva de 1,1 pontos.

 

Já as lideranças do PSD e do BE conseguem subir em termos de popularidade mas mantêm avaliações globais negativas. O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, cresce 0,8 pontos enquanto a liderança bipartida protagonizada pelos bloquistas João Semedo e Catarina Martins regista uma melhoria de percepção junto dos portugueses de 1,8 pontos.

 

Do lado das instituições uma nota de destaque para o Executivo que conseguiu crescer 2,8 pontos apesar de os portugueses consultados continuarem a dar nota negativa, em termos globais, ao desempenho do Executivo PSD-CDS.

Ver comentários
Saber mais PS PSD CDS CDU BE sondagem
Mais lidas
Outras Notícias