Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

PS: "Ao fim de três anos o Governo não resolveu os problemas das contas públicas"

Eurico Brilhante Dias, membro do secretariado nacional do Partido Socialista, acusa o Governo de "falhar repetidamente os seus objectivos orçamentais".

Rita Faria afaria@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 21:05
  • Partilhar artigo
  • 22
  • ...

"Portugal está agora em piores condições para cumprir as metas [orçamentais], não por causa do Tribunal Constitucional mas porque ao longo dos últimos três anos o Governo insistiu em políticas erradas", afirmou o responsável socialista depois de serem conhecidos os dados da execução orçamental do primeiro semestre do ano.

 

De acordo com a síntese de execução orçamental da Direcção-geral do Orçamento (DGO), o Governo chegou a meio do ano com um défice orçamental de 4.192 milhões de euros, um valor superior em cerca de 150 milhões de euros ao registado no ano anterior.

 

Esta degradação deveu-se a um aumento das despesas com juros e às despesas com pessoal – este ano o Governo pagou o subsídio de férias no Verão e teve de começar a pagar em Junho o corte salarial considerado inconstitucional no final de Maio.

 

Para o Partido Socialista, em três anos, o Governo liderado por Pedro Passos Coelho "não conseguiu resolver o problema das contas públicas. "Mas deixou os portugueses mais pobres", afirmou Eurico Brilhante Dias. "Hoje temos um País mais pobre onde os portugueses pagam mais impostos, mas recebem menos prestações sociais e têm menos cuidados de educação e de saúde", disse o dirigente socialista. "O caminho [do Governo] é errado e por isso produz resultados negativos", concluiu.

Ver comentários
Saber mais Partido Socialista Eurico Brilhante Dias execução orçamental
Outras Notícias